Notícias

É Verão no Fluviário de Mora!

No Fluviário de Mora já está a decorrer o programa de actividades de férias “Águas Transparentes para umas Férias Diferentes”!

Até 17 de Setembro os visitantes do Fluviário de Mora poderão encontrar actividades temáticas, livres e gratuitas, que não requerem marcação prévia:

- Todos a bordo da Barca do Sol para mais uma aventura! Neste Verão de 2018, o IV capítulo de “O Tesouro da Barca do Sol” traz um novo desafio para os exploradores do Fluviário de Mora com “O Tridente dos Delfins” – Golfinhos de Portugal e do mundo estão em perigo e cabe aos valorosos exploradores do Fluviário de Mora encontrar o talismã que os pode salvar “O Tridente dos Delfins”. Participe nesta aventura sobre rios, estuários e mar, para saber mais sobre golfinhos e assim os ajudar! Peça o mapa de “O Tesouro da Barca do Sol, Capítulo IV - O Tridente dos Delfins” na recepção do Fluviário de Mora, siga as pistas do mapa e prepare-se para resolver alguns enigmas. No final da visita entregue o mapa na recepção do Fluviário de Mora para uma pequena surpresa. Boa Sorte!

- Entre, Conheça, Explore e Participe nas actividades temáticas da Sala de Aula do Fluviário de Mora! Fique a saber algumas curiosidades sobre o Verão e sobre o Astro-Rei que o caracteriza com “Sobre o Verão, Eu sei…”.

No interior da Sala de Aula, não temos praia mas não faltará areia clara para dar largas à imaginação com a actividade “Castelos de Areia”.

Ainda pode conhecer espécies de peixes que não vivem em mais lugar nenhum do mundo a não ser em alguns rios de Portugal, com a actividade “Castanhos, Cinzentos e Verduscos”, e já agora, dar-lhes um toque de cor.

Descubra ou redescubra o fascinante mundo aquático, seja do reino salgado ou doce. Quer seja de um oceano ou de um rio, construa o seu pequeno reino submerso e leve-o consigo. Basta participar na actividade “Reino Submerso”.

Por vezes, decorrerão na Sala de Aula pinturas faciais que não se limitam ao rosto: há peixes pintados nas mãos, rios a fluir nos braços e até cardumes em torno dos pulsos. Esta actividade decorre de forma espontânea e não permanente ao longo do período de actividades de Verão, com muitos temas dos ecossistemas aquáticos. E ainda durante o Verão na Sala de Aula, não perca o “Perfil de um Peixe” com muitos dos animais do Fluviário de Mora para colorir, “O Rio nas tuas Mãos” onde muitas formas e cores dão vida a um rio com a ajuda de plasticina e muita imaginação, e não deixe de participar nas actividades de colagens com “Colado ao Coração”, entre outras actividades.

Consulte o site do Fluviário de Mora para saber mais sobre o leque de actividades: http://www.fluviariomora.pt/educacao.php O Verão no Fluviário de Mora continua também com actividades que estão disponíveis durante todo o ano, que não são gratuitas e requerem marcação prévia, por isso contacte-nos para mais informações sobre horários, condições e disponibilidade.

O Parque Ecológico do Gameiro, área envolvente do Fluviário de Mora, apresenta valências como:

. Praia Fluvial
. Eco–Campismo com bungalows
. Parque de Merendas
. Bar/Cafetaria
. Parque Infantil
. Campo de Jogos

Consulte o site da Câmara Municipal de Mora Mora para saber mais sobre o concelho, onde comer e onde ficar: http://www.cm-mora.pt/pt/visitar Poderá visitar alguns pontos de interesse no concelho, em Brotas (Olaria e Igreja de Nossa Senhora das Brotas), em Cabeção (Igreja de Nossa Senhora da Purificação e Pelourinho), em Pavia (Casa Museu Manuel Ribeiro de Pavia e Monumentos Megalíticos) e em Mora (Museu Interactivo do Megalitismo, Jardim Municipal, Casa da Cultura e Núcleo Museológico da SCMM).

O Fluviário de Mora deseja a todos umas excelentes férias de Verão!

IX Festival "Música no Rio - Os Outros Sons do Fluviário"

IX Festival "Música no Rio - Os Outros Sons do Fluviário"
13 e 14, 20 e 21 de Julho | Parque Ecológico do Gameiro, Cabeção

A 9ª edição do Festival "Música no Rio – Os Outros Sons do Fluviário" tem lugar nos fins-de-semana de 13, 14 e 20, 21 de Julho. O cenário, o Parque Ecológico do Gameiro, é idílico. Toda a natureza envolvente, desde o espelho de água até aos sons de todos os elementos naturais, são factores diferenciadores, em conjunto com a música diversificada. Não perca​!

Novo episódio da rubrica "Piratas de Água Doce"

Não perca a rubrica "Piratas de Água Doce" sobre o Fluviário de Mora na Rádio ZigZag - RTP

Rádio ZigZag - RTP: Ver episódio

6ª Edição "Águas Abertas - Fluviário de Mora

15 de Julho | Açude do Gameiro | Parque Ecológico do Gameiro

Inscrições e regulamento

A Câmara Municipal de Mora vai levar a cabo mais uma prova de Águas Abertas – Fluviário de Mora. A entidade organizadora convida todos os interessados a participar!​

Há novos episódios da rubrica "Piratas de Água Doce"

O Fluviário de Mora está na Rádio ZigZag - RTP com a rubrica "Piratas de Água Doce". Não perca!

Rádio ZigZag - RTP: https://www.rtp.pt/play/zigzag/p3933/piratas-de-agua-doce

1234567891011121314