Notícias

Programa Pedagógico 2017/2018

O Fluviário de Mora, inaugurado a 21 de Março de 2007, continua a consolidar a sua vertente educativa e ambiental, sensibilizando para a conservação dos ecossistemas aquáticos. Desejamos um bom 2017/2018 com um convite a conhecer as actividades que propomos neste novo programa pedagógico - "Nós somos o Rio".

Entre as novas actividades, em particular nas oficinas ambientais para instituições de ensino, poderá encontrar diversos temas relacionados com a actualidade ambiental: a escassez e vulnerabilidade da água doce, as alterações climáticas e a poluição aquática.

Somos inseparáveis da natureza e somos parte integrante deste imenso ecossistema partilhado. Nós somos o rio e o rio somos nós. Dê a conhecer os rios, pois só protegemos o que conhecemos.

Venha conhecer o Fluviário de Mora. Até breve!

XXII Mostra Gastronómica da Caça

XXII Mostra Gastronómica da Caça | 25 de Novembro a 10 de Dezembro | Concelho de Mora

O melhor da gastronomia de caça alentejana pode ser degustado no Concelho de Mora, no decorrer da XXII Mostra Gastronómica da Caça, que acontece de 25 de Novembro a 10 de Dezembro, nos restaurantes aderentes.
Mais informações: http://www.cm-mora.pt/pt/site-acontece/eventos/Paginas/XXII-Mostra-Gastronomica-.aspx

A organização cabe à Câmara Municipal de Mora e conta, nesta edição, com a participação dos restaurantes: “O Poço”, em Brotas, “A Palmeira”, “O Fluviário”, “Os Arcos” e “O Solar da Vila”, em Cabeção, “Afonso”, “Morense”, “O António” e “Hotel Solar dos Lilases”, em Mora, e “O Forno”, em Pavia”. Dos cardápios constará uma grande diversidade de combinações, com base nas mais variadas espécies de caça, entre as quais: o pombo, a lebre, o pato, a perdiz, o javali e o veado, entre tantos outros.
A assinalar o início do evento, tem lugar, como vem sendo apanágio, o jantar de abertura, no dia 25 de Novembro. Jantar este que dá à prova a cerca de 300 convivas, inúmeros pratos de caça, todos disponíveis posteriormente, no decorrer da Mostra, nos diferentes restaurantes do Concelho de Mora. Os bilhetes para o Jantar de Abertura deste evento podem ser adquiridos nos restaurantes aderentes ou na Casa da Cultura de Mora, através do telefone 266 439 079.
São já 22 anos em que a Câmara Municipal de Mora e os restaurantes aderentes oferecem a oportunidade de provar iguarias de caça, confecionadas de todas as formas e feitios, numa iniciativa que já faz parte da tradição gastronómica desta região alentejana.

XXVII Troféu de Orientação do CPOC

XXVII Troféu de Orientação do CPOC | 1 de Dezembro | Mata Nacional de Cabeção

A Mata Nacional de Cabeção, recebe no dia 1 de Dezembro, a partir das 13h30, a primeira prova do XXVII Troféu de Orientação do Clube Português de Orientação e Corrida (CPOC). Informações e inscrições em: http://cna2017.cpoc.pt/

O XXVII Troféus de Orientação do CPOC é constituído por três dias de prova, sendo o primeiro na Mata Nacional de Cabeção e os dois seguintes na Herdade da Casa Branca. O segundo dia de prova servirá de qualificatória para a final do Campeonato Nacional de Absoluto 2017, que, por sua vez, acontece ao terceiro dia deste Troféu.

Para dia 1, o ponto de encontro está marcado para as 11h30, no Fluviário de Mora, local onde estará instalado o secretariado da prova.

Para a realização do primeiro dia de prova, cuja distância é mediana, a Mata Nacional de Cabeção foi tida em conta pela sua vasta área de pinhal e pela boa rede de caminhos e floresta limpa. Segundo estimativa do CPOC, estarão em prova cerca de 400 atletas, nacionais e internacionais.

O Clube Português de Orientação e Corrida, entidade promotora do evento, existe desde 2002 e foca o seu trabalho no desenvolvimento e dinamismo da modalidade.

A Câmara Municipal de Mora apoia a organização da prova, bem como a sua divulgação. Uma oportunidade para promover a prática desportiva e a modalidade em específico, e, para além disso, dar a conhecer o Concelho de Mora e valorizar a Mata Nacional de Cabeção, enquanto equipamento florestal, área classificada Rede Natura 2000.

A organização deixa o convite a toda a população do Concelho de Mora que queira participar no Escalão Open.​

O Fluviário de Mora está na Rádio ZigZag - RTP com a rubrica "Piratas de Água Doce"

Não perca as curiosidades sobre as muitas espécies que habitam no Fluviário de Mora!

https://www.rtp.pt/play/zigzag/p3933/piratas-de-agua-doce​

São Martinho

Dia 11 de Novembro é dia de S. Martinho, que assinalamos na Sala de Aula do Fluviário de Mora com a actividade "Bolota, a Castanha do Alentejo". A actividade é livre e gratuita para todos os visitantes.

No entanto, no concelho de Mora - Pavia - as comemorações do S. Martinho têm início mais cedo, no dia 10 de Novembro.

Partilhamos convosco o programa do S. Martinho em Pavia, concelho de Mora. Visite-nos e aproveite o Verão de S. Martinho para dar um passeio pelo nosso concelho e pelo Parque Ecológico do Gameiro.

Bom fim-de-semana! Feliz dia de S. Martinho!

São Martinho | 10 de Novembro, 18h00 | Freguesia de Pavia

12345678910