Notícias

Fluviário de Mora e Museu Interactivo do Megalitismo com selo “Clean and Safe”

O Fluviário e o Museu Interactivo do Megalitismo, no Concelho de Mora, receberam da Turismo de Portugal o selo “Clean&Safe”.

Nesta fase de pós confinamento, face à nova realidade imposta pela pandemia de Covid-19, o Fluviário de Mora e o Museu Interactivo do Megalitismo já retomaram a sua actividade, assumindo o compromisso de cumprir os requisitos de segurança e higiene definidos pela Autoridade Nacional de Turismo, segundo as orientações definidas pela Direcção-Geral de Saúde. É dentro desse âmbito que a ambos os equipamentos foi atribuído o selo “Clean&Safe”, que representa mais uma garantia de visita tranquila e segura.

“Clean&Safe” é uma campanha implementada pelo Turismo de Portugal que reconhece as entidades da área do Turismo que assumam o referido compromisso de forma a evitar a contaminação dos espaços com Covid-19, através da adopção de procedimentos necessários de limpeza e higiene. Aliado a isso, o Turismo de Portugal pretende incentivar a retoma do turismo a nível nacional.

A Câmara Municipal de Mora considera importante este reconhecimento, uma vez que é um reforço de confiança para quem visita o Concelho de Mora.

Prémio Fluviário 2019 – Jovem Cientista do Ano

A Câmara Municipal de Mora anuncia que o vencedor do Prémio Fluviário 2019 – Jovem Cientista do Ano é Francisco J. Oficialdegui, que concorreu com o trabalho:

Oficialdegui FJ, Clavero M, Sánchez MI, Green AJ, Boyero L, Michot TC, Klose K, Kawai T & Lejeusne C (2019). Unravelling the global invasion routes of a worldwide invader, the red swamp crayfish (Procambarus clarkii). Freshwater Biol. 64:1382–1400.

Para esta edição, o Fluviário de Mora recebeu 13 candidaturas, sendo validados, dentro do âmbito do prémio, 13 artigos.

A Câmara Municipal de Mora saúda todos os candidatos e a excelência dos trabalhos apresentados, que prestigiam a décima edição do Prémio Fluviário 2019 – Jovem Cientista do Ano, contribuindo para a divulgação e valorização do importante papel dos jovens investigadores na melhoria do conhecimento no domínio da Conservação e Biodiversidade de recursos aquáticos continentais (rios e estuários).

Fluviário encerra por prevenção

Na sequência do Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo Coronavírus (Covid-19), e das orientações da Direção-geral da Saúde para diminuir a evolução epidemiológica, a Câmara Municipal de Mora deliberou, com vista a reduzir os riscos de exposição e contágio, encerrar ao público o Fluviário de Mora.

Estas medidas estão sujeitas a avaliação permanente, definindo-se para já a sua vigência desde dia 12 de Março até ao próximo dia 31 de Março.

Certos da vossa melhor compreensão, desde já agradecemos.

Fluviário no Carnaval Alegro Montijo

No dia 22 de Fevereiro, o Fluviário de Mora também participa no Carnaval Alegro Montijo. Participe também! #AquiAgoraAlegro

Prémio Fluviário 2019 - Jovem Cientista do Ano, ainda pode Candidatar-se!

Decorre até dia 15 de Janeiro de 2020 o período de candidaturas ao Prémio Fluviário 2019 – Jovem Cientista do Ano!

Este prémio pretende distinguir um aluno (PhD, MSc, Lic.) que tenha publicado, como primeiro autor, um artigo (revista SCI), no ano a que se refere o concurso, na temática conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais (Estuários e Rios).

O Fluviário de Mora relança o desafio e a presente edição premiará o investigador distinguido, com o reconhecimento da qualidade e importância do seu trabalho e com um prémio monetário de 1000 euros.

O Núcleo de Investigação do Fluviário de Mora deseja boa sorte a todos os candidatos!

1234567891011121314151617181920