Notícias

Dia de Darwin e Dia de S. Valentim

O Fluviário de Mora comemora o Dia de Darwin a 12 de Fevereiro, em homenagem a Charles Darwin e a sua obra "A Origem das Espécies", fundadora da biologia evolutiva. A teoria da evolução através da selecção natural é unificadora nas ciências da vida e continua a ser desenvolvida. Novos desafios criados por novos conhecimentos e técnicas requerem uma nova abordagem para a síntese moderna: em que a evolução não é o produto da competição entre genes mas sim, esses genes, são parte de um sistema de colaboração que funciona a todos os níveis da organização da Vida. A actividade "Simbiose", estará presente na Sala de Aula para todos os visitantes do Fluviário de Mora.



No dia 14 de Fevereiro, a Sala de Aula do Fluviário de Mora disponibiliza a todos os seus visitantes a actividade "Par Perfeito" durante a comemoração do Dia de S. Valentim. Participe e divirta-se com estas actividades e muitas outras presentes neste espaço lúdico e pedagógico.

Atividades de Natal do Fluviário de Mora

Até dia 7 de Janeiro de 2019, os visitantes do Fluviário de Mora poderão encontrar atividades enquadradas na época natalícia, até mesmo junto dos habitats.

Ao longo da exposição "Percurso de um Rio" poderá encontrar o jogo "Olhei para o Rio e estava Estrelado - Caçadores de Estrelas" e para participar nele basta pedir o mapa deste jogo na recepção do Fluviário de Mora. Entregue o mapa preenchido no final da visita e aguarde uma pequena surpresa! A Sala de Aula do Fluviário de Mora contempla algumas atividades natalícias para um momento descontraído em família. Conheça-as na nossa newsletter especial de Dezembro.

Boas Festas!

Fluviário de Mora - Horário de Época Natalícia

O Fluviário encontra-se encerrado ao público nos dias 24​ e 25 de Dezembro, e no dia 1 de Janeiro (parte da manhã). No dia 1 de Janeiro o Fluviário de Mora encontra-se aberto ao público da parte da tarde das 13h00 às 17h00.​

A equipa do Fluviário de Mora deseja a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Boas Festas!

Programa Pedagógico 2018/2019 “As Formas da Água”

A água exerce sobre nós um fascínio intuitivo e não cessa de nos maravilhar. Ela é vital para todas as formas de vida conhecidas. Toda essa imensa biodiversidade encontra-se presa por um fio devido a diversas ameaças. Há cientistas que defendem inclusivamente que enfrentamos o 6º grande evento de extinção em massa. Surpreendentemente, espécies ocorrem nos mais inóspitos e inusitados lugares do planeta.

Translúcida, sem sabor, sem forma, a água adaptou-se a todas as formas. Este programa pedagógico para 2018/2019 é um olhar atento sobre algumas dessas formas de vida, dessas ”formas da água”.

Fazemos votos de um excelente 2018/2019 com um convite a conhecer e a participar nas atividades que propomos neste novo programa pedagógico que pode consultar aqui:

Fluviário de Mora – Programa Pedagógico 2018/2019 “As Formas da Água”

Prémio Fluviário 2018 – Jovem Cientista do Ano!

Decorre até dia 31 de dezembro de 2018 o período de candidaturas ao Prémio Fluviário 2018 – Jovem Cientista do Ano!

O Fluviário de Mora, lançou no seu 3º Aniversário, a 21 de Março de 2010, em conjunto com o seu Núcleo de Investigação (NIFM), o Prémio Fluviário – Jovem Cientista do Ano.

Este prémio pretende distinguir um aluno (PhD, MSc, Lic.) que tenha publicado, como primeiro autor, um artigo (revista SCI), no ano a que se refere o concurso, na temática conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais (Estuários e Rios).

As oito primeiras edições, que totalizaram 129 candidaturas consideradas e a distinção de treze jovens investigadores, entre premiados e menções honrosas, consagraram esta iniciativa no plano nacional como um galardão distinto e inovador, que garante a divulgação e valorização do importante papel dos jovens investigadores para o desenvolvimento do conhecimento nas áreas da Conservação e Biodiversidade dos Recursos Aquáticos Continentais (Rios e Estuários).

Na sequência do êxito, o Fluviário de Mora relança o desafio, tendo agora a honra de lhe submeter, em anexo, o regulamento e a ficha de inscrição referentes ao Prémio Fluviário 2018 – Jovem Cientista do Ano. A presente edição premiará o investigador distinguido, com o reconhecimento da qualidade e importância do seu trabalho e com um prémio monetário de 500 euros.

As candidaturas deverão ser submetidas até ao dia 31 de dezembro e poderão ser feitas pelos orientadores, co-autores dos artigos ou pelos próprios alunos. Cada candidato só poderá submeter um artigo a concurso.

12345678910111213141516