Notícias

Fluviário de Mora na RTP - Portugal em Direto

Fluviário de Mora no Portugal em Direto, a partir do minuto 18:05

Ver video

Joana Teixeira Ribeiro ganhou o Prémio Fluviário - Jovem Cientista do Ano 2017

O Prémio Fluviário – Jovem Cientista do Ano 2017 foi entregue a Joana Teixeira Ribeiro, da Universidade de Aveiro com o trabalho “Ribeiro, J.; G.R. Colli, R. Batista, & A. Soares (2017). Landscape and local correlates with anuran taxonomic, functional and phylogenetic diversity in rice crops Landscape Ecology, 32: 1599–1612.

Para esta edição o Fluviário de Mora recebeu 17 candidaturas, sendo validados, dentro do âmbito do prémio, 17 artigos. A Câmara Municipal de Mora, o Fluviário de Mora e o seu Núcleo de Investigação saúdam todos os candidatos e a excelência dos trabalhos apresentados, que prestigiam a oitava edição do Prémio Fluviário – Jovem Cientista do Ano 2017. Contribuindo para a divulgação e valorização do importante papel dos jovens investigadores no conhecimento das áreas da Conservação e Biodiversidade de recursos aquáticos continentais (Rios e Estuários). O Prémio Fluviário - Jovem Cientista do Ano tem o apoio da Caixa Crédito Agrícola Moravis.

Fluviário de Mora recebeu a 5ª reunião do projeto LIFE ÁGUEDA

No passado dia 4 de Abril, o Fluviário de Mora recebeu a 5ª reunião do projeto LIFE ÁGUEDA - Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga - LIFE16 ENV/PT/000411, 4ª reunião da Comissão de Gestão (CG).

National Geographic Photo Ark visita Fluviário!

O Fluviário de Mora teve a honra de receber a visita da equipa de Joel Sartore e do seu projecto National Geographic Photo Ark, no dia 8 de Abril.

Esta "Arca de Noé" em fotografias fantásticas de espécies em perigo está em Portugal e pode ser visitada na Galeria da Biodiversidade - Centro de Ciência Viva - Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto. Algumas das espécies que habitam o Fluviário de Mora, fazem agora parte desta "Arca de Noé".

Saiba mais aqui: http://www.natgeo.pt/photoark

A equipa do Fluviário de Mora agradece a toda a equipa de Joel Sartore e do projecto National Geographic Photo Ark, e partilha convosco algumas fotografias no Fluviário de Mora que demonstram as horas de trabalho, empenho e dedicação à conservação de espécies.

Obrigado a todos os que nos visitam, pois conhecer também é proteger.

Férias da Páscoa no Fluviário de Mora

Conheça o programa de Férias da Páscoa 2018 do Fluviário de Mora!

As atividades de férias da Páscoa chegaram ao Fluviário de Mora com o programa “Águas Transparentes para umas Férias Diferentes”. Estão a decorrer até dia 6 de Abril. Visite o Fluviário de Mora e descubra “Os Ovos Arco-íris”, para tal, basta pedir o “Mapa dos Ovos Arco-Íris” na entrada do Fluviário de Mora e seguir as pistas ao longo das galerias expositivas. Fique atento, pois no final poderá haver uma surpresa ao entregar o seu mapa na receção do Fluviário de Mora.

A meio da sua visita encontrará a Sala de Aula do Fluviário de Mora: entre, conheça e explore as muitas actividades temáticas – livres e gratuitas – à sua disposição. Conheça algumas curiosidades sobre as tradições da Páscoa com “Sobre a Páscoa, eu sei…”, com a atividade “Do Ovo e Semente até à Flor e Gente” onde o renascer da natureza dá o mote a esta atividade. Faça a sua sementeira num recipiente decorado por si - no final, é seu e certamente despontará com os seus cuidados. E já agora, participe também na atividade “Acorda, Primavera!” porque ela acabou de despertar e agradece a sua ajuda. Basta construir uma flor e coloca-la junto do habitat do seu animal preferido do Fluviário de Mora, ou levá-la consigo.

Não perca ainda nesta sala uma oportunidade de dar largas à sua imaginação com um desafio lúdico e pedagógico na atividade “Ovo de Colombo”. Venha também descobrir o que teria de fazer “Para ser o Rei dos Coelhos…”. Divirta-se com esta e com muitas outras atividades na Sala de Aula.

Pode aproveitar a sua visita ao Fluviário de Mora para saber como os biólogos e aquaristas cuidam dos peixes, acompanhar a alimentação, e aprender um pouco sobre a manutenção deste aquário com a actividade “Aquarista por uma Hora”. O Fluviário de Mora também lhe pode abrir as portas que vão dar ao coração e cérebro deste Aquário. Os bastidores do Fluviário de Mora são uma oportunidade para conhecer e aprender um pouco mais sobre os sistemas necessários à manutenção e funcionamento deste Aquário com a actividade “Visita aos Bastidores”. Estas actividades são acompanhadas por um Educador Ambiental e não são gratuitas. De preferência, realize a sua marcação com alguma antecedência da data desejada e contacte o Fluviário de Mora para mais informações, como por exemplo, sobre horários.

Aproveite para conhecer o Parque Ecológico do Gameiro e suas valências: Praia Fluvial, Parque de Campismo e Eco–Campismo com bungalows, Parque de Merendas, Bar/Cafetaria, Parque Infantil, Passadiço de madeiro ao longo da Ribeira da Raia e o Parque de Jogos.

O Fluviário de Mora alterou o seu horário de funcionamento para Horário de Verão no dia 26 de Março, passando a abrir às 10H00 e a encerrar às 19H00.

O Fluviário de Mora deseja a todos uma Páscoa Feliz e umas Boas Férias!​

12345678910111213