Notícias

Prémio Fluviário 2019 - Jovem Cientista do Ano

Decorre até dia 15 de janeiro de 2020 o período de candidaturas ao Prémio Fluviário 2019 – Jovem Cientista do Ano!

O Fluviário de Mora, lançou no seu 3º Aniversário, a 21 de Março de 2010, em conjunto com o seu Núcleo de Investigação (NIFM), o Prémio Fluviário – Jovem Cientista do Ano.

Este prémio pretende distinguir um aluno (PhD, MSc, Lic.) que tenha publicado, como primeiro autor, um artigo (revista SCI), no ano a que se refere o concurso, na temática conservação e biodiversidade de recursos aquáticos continentais (Estuários e Rios). As candidaturas deverão ser submetidas até ao dia 15 de Janeiro de 2020 e poderão ser feitas pelos orientadores, co-autores dos artigos ou pelos próprios alunos. Cada candidato só poderá submeter um artigo a concurso.​

As nove primeiras edições, que totalizaram 144 candidaturas consideradas e a distinção de catorze jovens investigadores, entre premiados e menções honrosas, consagraram esta iniciativa no plano nacional como um galardão distinto e inovador, que garante a divulgação e valorização do importante papel dos jovens investigadores para o desenvolvimento do conhecimento nas áreas da Conservação e Biodiversidade dos Recursos Aquáticos Continentais (Rios e Estuários).

Na sequência do êxito, o Fluviário de Mora relança o desafio, tendo agora a honra de lhe submeter, em anexo, o regulamento e a ficha de inscrição referentes ao Prémio Fluviário 2019 – Jovem Cientista do Ano. A presente edição premiará o investigador distinguido, com o reconhecimento da qualidade e importância do seu trabalho e com um prémio monetário de 1000 euros, patrocinado pela Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Moravis.

O Núcleo de Investigação do Fluviário de Mora deseja boa sorte a todos os candidatos!

O novo rosto do Fluviário de Mora​

É um dos rostos mais simpáticos da televisão portuguesa, e agora a apresentadora televisiva Fátima Lopes, será o novo rosto do Fluviário de Mora!​​

Programa Pedagógico 2019-2020 – “Tudo o que vem à rede”

O Fluviário de Mora dá as boas vindas a todos vós com o novo programa pedagógico 2019-2020 – “Tudo o que vem à rede”, que se encontra disponível aqui.

Imaginamos que seja uma surpresa este documento de aparência tão simples, mas assim basta imprimir para colorir!

Todas as ilustrações presentes neste programa pedagógico são da autoria de Pedro Salgado, biólogo e ilustrador científico, para o Fluviário de Mora. São um recurso educativo sobre algumas das espécies relacionadas com a água doce, e que é possível encontrar numa visita ao Fluviário de Mora – aquário público dedicado à água doce, inaugurado a 21 de Março de 2007.

Tal como diz o provérbio "Nem tudo o que vem à rede é peixe" e assim é na natureza, pois ela depende de redes muito especiais designadas por redes ecológicas. Elas são importantes porque somos, todos os seres vivos sem exceção, componentes dos sistemas naturais e contribuímos para o funcionamento dos ecossistemas - daí a importância da biodiversidade e das nossas ações humanas enquanto espécie chave e espécie dominante. Desta forma, o Fluviário de Mora preparou novas atividades (oficinas ambientais) para os diversos ciclos de ensino com esta temática, onde se abordam relações tróficas, simbióticas, redes e sistemas.

Desejamos um bom ano 2019-2020 com um convite a conhecer e a participar nas atividades que propomos neste novo programa pedagógico 2019-2020 do Fluviário de Mora - “Tudo o que vem à rede”.​

Alteração do horário de funcionamento - horário de Inverno

A partir do dia 27 de Outubro de 2019 inclusive, o horário de funcionamento do Fluviário de Mora será das 10H00 às 17H00, pois entra em vigor o horário de Inverno.

Atividades de Verão no Fluviário de Mora

Até dia 16 de Setembro de 2019, o Fluviário de Mora tem à disposição dos seus visitantes o programa de actividades de Férias de Verão “Águas Transparentes para umas Férias Diferentes – O Tesouro da Barca do Sol”. São actividades livres e gratuitas, que decorrem ao longo das galerias expositivas e na Sala de Aula do Fluviário de Mora.

Este ano, o V capítulo de “O Tesouro da Barca do Sol” convida todos os visitantes do Fluviário de Mora a viverem a lenda “O Coração da Floresta”. Basta solicitar o mapa de “O Tesouro da Barca do Sol, V cap. - O Coração da Floresta” na entrada do Fluviário de Mora, seguir as pistas e desvendar os enigmas. Na Sala de Aula será possível encontrar diversas actividades temáticas sobre o Verão. Conheça-as na newsletter especial de actividades de Verão 2019.

Aproveite a sua visita ao Fluviário de Mora para usufruir das diversas valências do Parque Ecológico do Gameiro - área envolvente do Fluviário de Mora – nomeadamente, da praia fluvial. Boas férias!

12345678910111213141516171819