Notícias

Fluviário de Mora comemora o Dia do Animal

O Fluviário de Mora comemora o Dia do Animal com a iniciativa organizada pelo Hospital Veterinário Muralha de Évora - o Concurso com o tema “Se eu fosse um animal…”.

Cada criança é convidada a elaborar um trabalho subordinado ao tema “Se eu fosse um animal…”.
Este concurso destina-se apenas a crianças até aos 12 anos e pode ser dinamizado em conjunto com as escolas. Os trabalhos podem ser apresentados sob a forma de texto, fotografias de desenhos, fotografias de trabalhos manuais realizados por crianças até aos 12 anos de idade.

Para participar basta enviar a fotografia do trabalho para geral@hvetmuralha.pt até ao dia 3 de Outubro de 2018, identificando o nome do participante. Os trabalhos serão publicados na página de facebook do HVME no álbum "Dia do Animal 2018" onde ficarão disponíveis para votação. Os três trabalhos que obtiverem mais "gostos" serão premiados. Boa sorte!

Consulte o programa: www.hvetmuralha.pt/evento/dia-do-animal-2018

Os Azeitonas, Trovante e Ana Moura na ExpoMora 2018​

Espectáculos musicais, gastronomia, animação de rua, actividades para os mais novos e zona de exposição são alguns dos elementos que compõem o cartaz da ExpoMora 2018, que arranca a 7 de Setembro e decorre até dia 9, no Parque de Feiras de Mora. Não perca!

É Verão no Fluviário de Mora!

No Fluviário de Mora já está a decorrer o programa de actividades de férias “Águas Transparentes para umas Férias Diferentes”!

Até 17 de Setembro os visitantes do Fluviário de Mora poderão encontrar actividades temáticas, livres e gratuitas, que não requerem marcação prévia:

- Todos a bordo da Barca do Sol para mais uma aventura! Neste Verão de 2018, o IV capítulo de “O Tesouro da Barca do Sol” traz um novo desafio para os exploradores do Fluviário de Mora com “O Tridente dos Delfins” – Golfinhos de Portugal e do mundo estão em perigo e cabe aos valorosos exploradores do Fluviário de Mora encontrar o talismã que os pode salvar “O Tridente dos Delfins”. Participe nesta aventura sobre rios, estuários e mar, para saber mais sobre golfinhos e assim os ajudar! Peça o mapa de “O Tesouro da Barca do Sol, Capítulo IV - O Tridente dos Delfins” na recepção do Fluviário de Mora, siga as pistas do mapa e prepare-se para resolver alguns enigmas. No final da visita entregue o mapa na recepção do Fluviário de Mora para uma pequena surpresa. Boa Sorte!

- Entre, Conheça, Explore e Participe nas actividades temáticas da Sala de Aula do Fluviário de Mora! Fique a saber algumas curiosidades sobre o Verão e sobre o Astro-Rei que o caracteriza com “Sobre o Verão, Eu sei…”.

No interior da Sala de Aula, não temos praia mas não faltará areia clara para dar largas à imaginação com a actividade “Castelos de Areia”.

Ainda pode conhecer espécies de peixes que não vivem em mais lugar nenhum do mundo a não ser em alguns rios de Portugal, com a actividade “Castanhos, Cinzentos e Verduscos”, e já agora, dar-lhes um toque de cor.

Descubra ou redescubra o fascinante mundo aquático, seja do reino salgado ou doce. Quer seja de um oceano ou de um rio, construa o seu pequeno reino submerso e leve-o consigo. Basta participar na actividade “Reino Submerso”.

Por vezes, decorrerão na Sala de Aula pinturas faciais que não se limitam ao rosto: há peixes pintados nas mãos, rios a fluir nos braços e até cardumes em torno dos pulsos. Esta actividade decorre de forma espontânea e não permanente ao longo do período de actividades de Verão, com muitos temas dos ecossistemas aquáticos. E ainda durante o Verão na Sala de Aula, não perca o “Perfil de um Peixe” com muitos dos animais do Fluviário de Mora para colorir, “O Rio nas tuas Mãos” onde muitas formas e cores dão vida a um rio com a ajuda de plasticina e muita imaginação, e não deixe de participar nas actividades de colagens com “Colado ao Coração”, entre outras actividades.

Consulte o site do Fluviário de Mora para saber mais sobre o leque de actividades: http://www.fluviariomora.pt/educacao.php O Verão no Fluviário de Mora continua também com actividades que estão disponíveis durante todo o ano, que não são gratuitas e requerem marcação prévia, por isso contacte-nos para mais informações sobre horários, condições e disponibilidade.

O Parque Ecológico do Gameiro, área envolvente do Fluviário de Mora, apresenta valências como:

. Praia Fluvial
. Eco–Campismo com bungalows
. Parque de Merendas
. Bar/Cafetaria
. Parque Infantil
. Campo de Jogos

Consulte o site da Câmara Municipal de Mora Mora para saber mais sobre o concelho, onde comer e onde ficar: http://www.cm-mora.pt/pt/visitar Poderá visitar alguns pontos de interesse no concelho, em Brotas (Olaria e Igreja de Nossa Senhora das Brotas), em Cabeção (Igreja de Nossa Senhora da Purificação e Pelourinho), em Pavia (Casa Museu Manuel Ribeiro de Pavia e Monumentos Megalíticos) e em Mora (Museu Interactivo do Megalitismo, Jardim Municipal, Casa da Cultura e Núcleo Museológico da SCMM).

O Fluviário de Mora deseja a todos umas excelentes férias de Verão!

IX Festival "Música no Rio - Os Outros Sons do Fluviário"

IX Festival "Música no Rio - Os Outros Sons do Fluviário"
13 e 14, 20 e 21 de Julho | Parque Ecológico do Gameiro, Cabeção

A 9ª edição do Festival "Música no Rio – Os Outros Sons do Fluviário" tem lugar nos fins-de-semana de 13, 14 e 20, 21 de Julho. O cenário, o Parque Ecológico do Gameiro, é idílico. Toda a natureza envolvente, desde o espelho de água até aos sons de todos os elementos naturais, são factores diferenciadores, em conjunto com a música diversificada. Não perca​!

Novo episódio da rubrica "Piratas de Água Doce"

Não perca a rubrica "Piratas de Água Doce" sobre o Fluviário de Mora na Rádio ZigZag - RTP

Rádio ZigZag - RTP: Ver episódio

123456789101112131415