EDUCAÇÃO
Sessões Ambientais
EDUCAÇÃO
Sessões Ambientais
No seguimento de uma visita ao Fluviário de Mora, estas sessões almejam criar um sentido de responsabilidade ambiental e uma melhor compreensão sobre os ecossistemas aquáticos, com conteúdos adaptados aos diferentes ciclos de ensino.
Atividades
O Fluviário de Mora está repleto de peixes e, poder observá-los é fantástico! Alguns são coloridos, outros
nadam juntos e ainda outros são tímidos. São tão diferentes uns dos outros. Se fosses um peixinho, onde viverias? O que é uma escama? Conseguirias ver, ouvir e comunicar? Será verdade que os peixes nunca dormem? Estas e muitas outras questões têm respostas que querem ser ilustradas também com pedacinhos de natureza.
Objetivos Pedagógicos
Reconhecer e identificar os peixes e suas diferenças de outros animais;
Promover a curiosidade e o respeito para com os seres diferentes do ser humano;
Desenvolver a imaginação e criatividade.
Os diversos habitantes do Fluviário de Mora têm preferências por alguns alimentos. Se alguns nos parecem deliciosos, outros nem por isso. Nos peixes, a forma e a posição da boca podem dar pistas sobre a sua alimentação. Com outros animais, é diferente. O que será que o sapo leva para o prato? E o come-tudo do peixe-gato, fará um petisco da sola de um sapato?
Objetivos Pedagógicos
Promover o conhecimento sobre a alimentação em animais não-humanos e diversidade alimentar;
Estimular a curiosidade sobre as relações tróficas na natureza;
Fomentar a compreensão do valor da biodiversidade e sua importância para todos.
Também o ser humano faz parte de um reino muito especial, o Reino Animal. A variedade de animais no planeta Terra, vai muito além da forma do corpo e todos eles tiveram de se adaptar ao local onde vivem: florestas, rios, oceano, desertos, montanhas e muito mais, ao longo de milhões de anos, desenvolvendo comportamentos e modos de vida fantásticos. Vamos descobrir com os animais não-humanos
se a sua história será também a história dos seres humanos.
Objetivos Pedagógicos
Introduzir o conceito de biodiversidade;
Proporcionar a descoberta de semelhança das necessidades de adaptação nos animais, humanos e
não-humanos;
Estimular a curiosidade e o respeito pela biodiversidade e diversidade humana.
O plástico está presente na nossa mais pequena ação do quotidiano. Maleável, colorido, leve e quase indestrutível. É fantástico, não é? Nem tanto assim, pois o nosso quotidiano poderá estar a incrementar um grave problema ambiental. Vamos descobrir se os esforços do combate à poluição por plásticos estão a combater a raiz do problema.
Objetivos Pedagógicos
Contribuir para a compreensão da poluição por plástico;
Promover o pensamento crítico em relação a este problema ambiental;
Sensibilizar para escolhas que podem minorar a poluição por plástico.
O plástico está presente na nossa mais pequena ação do quotidiano. Maleável, colorido, leve e quase indestrutível. É fantástico, não é? Nem tanto assim, pois o nosso quotidiano poderá estar a incrementar um grave problema ambiental.
Vamos descobrir se os esforços do combate à poluição por plásticos estão a combater a raiz do problema.
Objetivos Pedagógicos
Contribuir para a compreensão da poluição por plástico;
Promover o pensamento crítico em relação a este problema ambiental;
Sensibilizar para escolhas que podem minorar a poluição e por plástico.
Destinatários: Escolas
Agendamento: 2ª a 6ª, requer marcação prévia
Duração: até 55 minutos
Participantes: 15 a 25/sessão
Preço: Bilhete de entrada + o valor da atividade por participante
Contacte-nos para mais informações sobre preços e condições especiais para grupos
Os preços estão sujeitos a alterações e atualizações