Fluviário de Mora
28 de Janeiro de 2026
“Nos rios vivem as nossas tradições”

Gostamos de pensar em nós como um povo de mar, mas somos sem qualquer sombra de dúvida, um povo de rios. Ali, nas ribeiras e córregos se lavou a roupa de toda uma nação, aguadeiros mataram a sede a cidades e vilas inteiras, o pão – esse alimento que silenciou a fome feroz de tantas bocas – era moído pela força da água do rio que passou pela nossa vida.

De 31 de janeiro a 2 de fevereiro, o Fluviário de Mora desafia os seus visitantes a participar na atividade temática da Sala de Aula em honra das comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas – “Nos Rios Vivem as Nossas Tradições”. É preciso não esquecer quem somos, de onde viemos, o que vivemos e contar às novas gerações “o antigamente” – as histórias dos seus antecessores.

O Fluviário de Mora volta a unir-se ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) nesta iniciativa promovida a nível nacional por esta instituição e, a nível internacional organizada pelo Secretariado da Convenção de Ramsar, que este ano é, precisamente, dedicada à herança cultural e conhecimento tradicional associado às ZH.

Visite-nos e participe na atividade “Nos Rios Vivem as Nossas Tradições” – uma oportunidade de conhecer com as crianças da sua família as profissões de antigamente associadas aos rios, lagos, sapais, mangais, entre muitos outras ZH e de relembrar a sua/vossa/nossa herança tradicional e cultural ligada aos rios e ribeiras.

Feliz Dia Mundial das Zonas Húmidas!

Visite o Fluviário de Mora, onde o rio desagua no sonho!

Fluviario Mora Cartaz DMZH 26