Área Envolvente
Área Envolvente
Parque Ecológico do Gameiro
O Parque Ecológico do Gameiro – área envolvente do Fluviário de Mora – encontra-se equipado com:
– Parque de Merendas;
– Parque de Campismo (O Município de Mora informa que o Parque de Campismo localizado no Parque Ecológico do Gameiro, em Cabeção – Mora, se encontra temporariamente suspenso devido à cessação de contrato por parte do Clube de Campismo de Lisboa). Neste sentido, o Município de Mora pede desculpa por eventuais transtornos e solicita a compreensão de todos os utilizadores deste espaço);
– Parque Infantil;
– Praia Fluvial;
– Bar/Cafetaria;
– Passadiço de madeira ao longo da ribeira da Raia;
– Campo de Jogos;
Áreas Envolventes Contíguas ao Parque Ecológico do Gameiro
Pinhal de Cabeção
Diz uma tradição local que, ao lado do Parque Ecológico do Gameiro, no Pinhal de Cabeção – em tempos antigos propriedade dos habitantes da vila de Cabeção – teriam doado esta mata à Coroa para livrarem os seus filhos de irem para a guerra. Parte integrante da Rede Natura 2000, o Pinhal de Cabeção, também designado por Mata Nacional de Cabeção, é constituído pela Mata de Cima e Mata de Baixo, onde o pinheiro-manso é a espécie predominante.
Zona de Montado
De Cabeção para os cabeços e montes de elevações suaves, o horizonte alinha-se com uma paisagem única – a zona do montado – ecossistemas florestais peculiares, adaptados ao clima mediterrânico, de uma riqueza ímpar em termos de biodiversidade e, dos mais valiosos a nível nacional e europeu. Aqui predomina o sobreiro e, com menor abundância, a azinheira, entre muitas outras espécies de flora e também de fauna, que dependem em absoluto da boa saúde deste ecossistema.