Fluviário de Mora
27 de Abril de 2023
Chegou a Primavera!

Talvez o Sol, a garrulice das aves, os verdes campos cheios de cores e doces aromas lhe tenham sido murmurados pela brisa que os percorre e os faz ondular como a um mar de ervas. 

No Parque Ecológico do Gameiro, a partir do mês de Abril, é possível observar as primeiras flores de Primavera. Nesta estação são muitas as espécies de plantas que começam a entreabrir os seus botões de flores. As árvores e os arbustos também nos presenteiam com as suas lindas e, por vezes diminutas, antes de frutificarem. A diversidade de flora que ocorre no Parque ecológico do Gameiro é de uma riqueza imensa. 

Estevas de diversas espécies como a Cistus ladanifer, cujo óleo essencial é muito apreciado; Papoilas variadas como a Papaver rhoeas também conhecidas no Alentejo por “ervas-dormideiras” por o “leite” destas plantas possuir diversos alcalóides que eram utilizados em tempos idos para tratar distúrbios do sono; o afamado Rosmaninho (Lavandula stoechas) conhecido também por alfazema e que angariou o reconhecimento internacional devido às suas propriedades aromáticas e até medicinais, são plantas autóctones cujo valor etnobotânico está amplamente reconhecido.
Permita-nos um pedido, não liberte na natureza flora exótica ou da qual desconhece a origem, as consequências podem ser graves e muito difíceis de reverter, pois é a flora a base biológica do bom funcionamento de todo e qualquer ecossistema.

Aproveite para conhecer um pouco melhor a nossa flora autóctone. Preserve-a, pois ela é única!

Feliz Primavera!

Visite o Fluviário de Mora, onde o rio desagua no sonho!