Quanto se disse e escreveu sobre o que é ser Criança e, quantas e diversificadas definições existem para o que é a Natureza. Ambas nos remetem para a perceção de um estado de inocência e pureza e, também, da descoberta e conhecimento do mundo. Ao chegar ao concelho de Mora, repare na natureza que o envolve – até o Fluviário de Mora está envolto pelo Parque Ecológico do Gameiro e pela ribeira da Raia. Quem pode resistir a este apelo suave e imperiosamente primordial que a natureza segreda a cada átomo do nosso ser?
Não queremos resistir. Queremos ar fresco, água cintilante, árvores ramalhudas e aves a chilrear, andar descalços e de cabelos ao vento. Queremos descobrir e redescobrir as primeiras sensações que tivemos quando nos foi permitido estar e brincar em plena natureza. Enquanto houver uma árvore, que ela possa ter os risos de uma criança pendurados nos seus galhos. Enquanto houver uma poça de água, que ela também receba o chapinhar de pés com um longo caminho ainda para percorrer… enquanto houver Crianças, que elas possam ser Natureza.
No dia 28 de Julho, Dia da Conservação da Natureza, visite-nos e participe na atividade especial “Crianças Natureza” que decorre na Sala de Aula. E depois da visita, sugerimos um piquenique com a sua família no Parque Ecológico do Gameiro, sem pressas, e com tempo para brincar em plena Natureza, com todo o bem-estar, riscos e responsabilidades que tal implica. Feliz Dia da Conservação da Natureza, sem ela o que será feito da nossa natureza – dos nossos traços, cultura, habilidades, valores e comportamentos? Por respeito e amor a si próprio e pelos seus, torne-se num embaixador da Conservação da Natureza.
Visite o Fluviário de Mora, onde o rio desagua no sonho!