É em Pavia que é celebrado o S. Martinho mais tradicional do Concelho de Mora, de 10 a 12 de Novembro, com muitas festividades onde não faltará música, castanhas assadas, água-pé e muitas quadras. Também, por todo o Concelho de Mora, devido à escassez de castanhas, era popular a bolota da azinheira, em especial as bolotas doces de algumas azinheiras.
O Fluviário de Mora, une-se a esta efeméride concelhia alentejana, em cuja paisagem predominam a azinheira e o sobreiro que são da família dos carvalhos, que formam um ecossistema único em Portugal – o Montado. São ecossistemas florestais peculiares, adaptados ao clima mediterrânico, de uma riqueza ímpar em termos de biodiversidade e, dos mais valiosos a nível nacional e europeu.
São muitas as espécies de flora e fauna que dependem deste ecossistema: javali, perdiz, rolas, pombos, raposa, veado e corça, corujas e mochos, entre muitos outros. Na Sala de Aula do Fluviário de Mora, poderá encontrar de 10 a 12 de Novembro a atividade dedicada ao S. Martinho “No Meio das Bolotas”, pois as bolotas são as rainhas do Outono no Alentejo.
Esperamos que se divirta e desejamos a todos um Feliz Dia de S. Martinho!
Visite o Fluviário de Mora, onde o rio desagua no sonho!