EDUCAÇÃO
Sessões Ambientais

EDUCAÇÃO
Sessões Ambientais
No seguimento de uma visita ao Fluviário de Mora, estas sessões almejam criar um sentido de responsabilidade ambiental e uma melhor compreensão sobre os ecossistemas aquáticos, com conteúdos adaptados aos diferentes ciclos de ensino.
Atividades

No Fluviário de Mora não é permitido pescar, mas esta é uma pescaria diferente. As letras do alfabeto foram aprender a nadar com os peixinhos e talvez até formem um cardume. Se fossem como peixes, os salpicos não iriam faltar. O que será que mais se esconde no rio? Vamos arregaçar as mangas, molhar as mãos e descobrir.
Objetivos Pedagógicos
Proporcionar a interação com diferentes materiais da natureza;
A importância da expressão para um bom entendimento;
Incentivar a oralidade e a imitação da escrita de uma forma lúdica.

Não são apenas os seres humanos que se miram ao espelho. Existem vários animais que o fazem ou aparentam fazê-lo, até mesmo no Fluviário de Mora. Alguns também têm um cuidado especial com a sua aparência. Vamos descobrir se é por vaidade ou necessidade.
Objetivos Pedagógicos
Fomentar o respeito e amor próprio, o gosto de cuidar de si mesmo e, da sua saúde;
Estimular a curiosidade pela natureza e pelo comportamento animal;
Contribuir para o desenvolvimento do respeito de todos os seres vivos.

Também o ser humano faz parte de um reino muito especial, o Reino Animal. A variedade de animais no planeta Terra, vai muito além da forma do corpo e todos eles tiveram de se adaptar ao local onde vivem: florestas, rios, oceano, desertos, montanhas e muito mais, ao longo de milhões de anos, desenvolvendo comportamentos e modos de vida fantásticos. Vamos descobrir com os animais não-humanos
se a sua história será também a história dos seres humanos.
Objetivos Pedagógicos
Introduzir o conceito de biodiversidade;
Proporcionar a descoberta de semelhança das necessidades de adaptação nos animais, humanos e
não-humanos;
Estimular a curiosidade e o respeito pela biodiversidade e diversidade humana.

Os ecossistemas são extremamente dinâmicos, tal como um rio. O equilíbrio dos ecossistemas está dependente também das relações entre predadores e presas. Quando os primeiros limitam a densidade e o comportamento dos segundos, ocorre uma relação indireta extraordinária – uma cascata trófica. Como será que este fenómeno ecológico afeta a estrutura de um ecossistema?
Objetivos Pedagógicos
Estimular o respeito pelas interações diretas e indiretas nos ecossistemas;
O papel do ser humano no equilíbrio e desequilíbrio dos ecossistemas;
Incentivar a defesa da biodiversidade como fator de resiliência num ecossistema.

Os Peixes dão o mote à universalidade da taxonomia e nomenclatura, com a sua diversidade de características e longa história natural. Desde o seu surgimento há milhões de anos atrás, que os peixes são o grupo de animais que melhor se adaptaram aos ecossistemas aquáticos, mas estes estão a mudar. As alterações que o ser humano está a provocar nesses ecossistemas estão a colocar cada vez
mais espécies de peixes em perigo de extinção. Compreender para agir e reverter esta pressão é urgente.
Objetivos Pedagógicos
Contribuir para a compreensão da história natural dos peixes e sua evolução;
Promover o debate sobre as ameaças que afligem algumas espécies de peixes, em especial dos rios de Portugal;
Incentivar para a conservação da natureza.
Destinatários: Escolas
Agendamento: 2ª a 6ª, requer marcação prévia
Duração: até 55 minutos
Participantes: 15 a 25/sessão
Preço: Bilhete de entrada + o valor da atividade por participante
Contacte-nos para mais informações sobre preços e condições especiais para grupos
Os preços estão sujeitos a alterações e atualizações