O Fluviário de Mora comemora o Dia Mundial da Terra, 22 de abril, com a atividade “Protetores da Terra”, que decorre na Sala de Aula. Neste dia, convidamos todos os visitantes a tornarem-se protetores da Terra, seja qual for a causa responsável pela destruição generalizada dos habitats naturais. Urge proteger, preservar e defender o mundo natural – tratá-lo com inteligência, respeito, sensibilidade e muito bom-senso. Por quanto tempo mais iremos tolerar a destruição de um bem que é muito mais precioso do que aquilo que é obtido através dessa destruição, não sabemos. Em honra dos muitos Protetores da Terra damos a conhecer com brevidade apenas alguns. Saiba mais sobre eles e permita-se ser inspirado pela vida e obras reais de pessoas que, sem sabermos, atuaram como nossos protetores e dos nossos descendentes. Feliz Dia da Terra! Relembre-os…
Bióloga Marinha, autora de obras tão famosas quanto “Primavera Silenciosa” onde alertou para para os nefastos efeitos da poluição do ambiente e toxicidade do composto químico organoclorado, usado como pesticida e inseticida – o famigerado DDT.
Foto: https://explore.britannica.com/explore/savingearth/rachel-carson
Aldo Leopold
Ainda hoje em dia, Aldo Leoppold, é uma das vozes mais eloquentes no apelo pela conservação da vida selvagem, seus habitats e ecossistemas.
“Quando olharmos para a terra como uma comunidade à qual pertencemos, talvez comecemos a tratá-la com amor e respeito.”
Foto: https://www.usda.gov/about-usda/news/blog/celebrating-life-and-legacy-aldo-leopold
Chico Mendes
Lutou pela preservação da floresta tropical Amazónica e pelos direitos de camponeses brasileiros e povos nativos da Amazónia.
Foto: https://en.wikipedia.org/wiki/Chico_Mendes#/media/File:Chico_Mendes_in_1988.jpg
Cacique Raoni Metuktire
Líder dos povos nativos do Brasil, Embaixador Internacional pela preservação da floresta tropical Amazónica, em especial contra a industrialização e desflorestação, e proteção da cultura dos povos nativos.
Foto: https://en.wikipedia.org/wiki/Raoni_Metuktire#/media/File:Raoni_Metuktire_2023.jpg
Visite o Fluviário de Mora, onde o rio desagua no sonho!