Comemora-se a cada dia 4 de Abril, o Dia Mundial do Rato. Para alguns, é uma figura assustadora quando visível, para outros, uns seres pequeninos e amorosos com muitas espécies diferentes.
Destacamos, por isso, neste dia, um rato muito especial que ocorre no Parque ecológico do Gameiro e no Sítio de Cabeção: o rato-de-cabrera – Microtus cabrerae, o único roedor endémico da Península Ibérica que está ameaçado (estatuto de ameaça VU – vulnerável).
Este pequeno roedor, com um peso pluma de 30 a 78 gramas e cerca de 13cm comprimento, é muito seleto na escolha do lugar para viver com a família, preferindo áreas dominadas por erva alta, que para além de alimento os protegem de predadores (cobras, aves de rapina e mamíferos carnívoros) e, com elevada humidade no solo.
Sabiam que os ratinhos-de-cabrera são muito organizados e asseados; cada família de ratos-de-cabrera tem a sua latrina que é usada por todos os membros do grupo familiar, onde não faltam ervinhas cortadas para absorver os dejetos.
Saibam mais sobre este ratinho amoroso e sobre os perigos que enfrenta no “Livro Vermelhos dos Mamíferos de Portugal Continental” (https://livrovermelhodosmamiferos.pt/especies-do-livro-vermelho-curiosidades-sobre-o-rato-de-cabrera/)
Visite-nos e participe na atividade temática que preparámos para comemorar este dia na Sala de Aula “Assobiar para Encantar”, talvez, um rato-de-cabrera! Feliz Dia Mundial do Rato…de Cabrera!
Fotografia © Rita Brito “Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental”
Visite o Fluviário de Mora, onde o rio desagua no sonho!