EDUCAÇÃO

Oficinas Ambientais

As “Oficinas Ambientais” são o grupo de atividades que aliam a educação ambiental aos diferentes níveis de ensino, e a forma ideal de complementar a visita guiada por um educador ambiental ou livre – sem ser guiada por um educador ambiental. Conheça os “Planos de Visita” com condições especiais para instituições de ensino.

Atividades

Pré-Escolar
3 a 5 anos
1º CEB
6 a 10 anos
2º CEB
10 aos 12 anos
3º CEB
12 aos 15 anos
Secundário
15 aos 18 anos
A carregar as atividades...
Se eu fosse um
Se eu fosse um Peixinho
Pré-Escolar


O Fluviário de Mora está repleto de peixes e, poder observá-los é fantástico! Alguns são coloridos, outros
nadam juntos e ainda outros são tímidos. São tão diferentes uns dos outros. Se fosses um peixinho, onde viverias? O que é uma escama? Conseguirias ver, ouvir e comunicar? Será verdade que os peixes nunca dormem? Estas e muitas outras questões têm respostas que querem ser ilustradas também com pedacinhos de natureza.

tanganhos animados
Tanganhos Animados
1º CEB

As florestas são vitais para todas as formas de vida, até mesmo para aquelas que não vivem em florestas. E existem tantas florestas diferentes. Até existem florestas dos rios! Foi numa dessas florestas que apanhámos galhos secos, que aqui chamamos “tanganhos”. Antigamente os tanganhos eram aproveitados para muitas coisas. Vamos precisar da tua ajuda e da tua imaginação para dar uma nova vida a um tanganho e, já agora, para cuidar das florestas.

plantasbichos 2
Plantas e Bichos
2º CEB

As plantas são muito diferentes dos animais, mas conseguem fazer muitas coisas surpreendentes. Também as plantas fazem bons amigos entre os animais. Alguns animais são tão amigos que a vida de algumas plantas não seria a mesma sem esses animais e vice- versa. É uma relação de amizade com um nome especial – polinização. Descobrir o que é um polinizador e como cuidar de uma planta, pode ser fascinante, divertido e maravilhosamente diferente.

cascatas vivas 3
Cascatas Vivas
3º CEB

Os ecossistemas são extremamente dinâmicos, tal como um rio. O equilíbrio dos ecossistemas está dependente, também, das relações entre predadores e presas. Quando os primeiros limitam a densidade e o comportamento dos segundos, ocorre uma relação indireta extraordinária – uma cascata trófica, e existem tantas para descobrir.

Levados ao Extremo
Secundário

Alguns seres vivos possuem uma capacidade de adaptação extraordinária, que lhes permite sobreviver até nos ambientes mais inóspitos e desfavoráveis, e frequentemente, tóxicos. O ser humano não apresenta ainda essa capacidade, embora apresente outras. O estudo dos seres vivos extremófilos: permitirá ao ser humano desenvolver alternativas que o equipem para sobreviver nesses ambientes ou serão eles parte da solução para combater a poluição?

Outras Informações

Estas informações aplicam-se a todas as atividades indicadas em cima.

Duração: 55 minutos

Mínimo de Pessoas: 15

Preço por Pessoa: Bilhete + 3.00€

Preço por Pessoa2: Bilhete + 60.00€