O Fluviário de Mora dá as boas vindas a todos vós com o novo programa pedagógico 2019-2020 – “Tudo o que vem à rede”, que se encontra disponível aqui.
Imaginamos que seja uma surpresa este documento de aparência tão simples, mas assim basta imprimir para colorir!
Todas as ilustrações presentes neste programa pedagógico são da autoria de Pedro Salgado, biólogo e ilustrador científico, para o Fluviário de Mora. São um recurso educativo sobre algumas das espécies relacionadas com a água doce, e que é possível encontrar numa visita ao Fluviário de Mora – aquário público dedicado à água doce, inaugurado a 21 de Março de 2007.
Tal como diz o provérbio “Nem tudo o que vem à rede é peixe” e assim é na natureza, pois ela depende de redes muito especiais designadas por redes ecológicas. Elas são importantes porque somos, todos os seres vivos sem exceção, componentes dos sistemas naturais e contribuímos para o funcionamento dos ecossistemas – daí a importância da biodiversidade e das nossas ações humanas enquanto espécie chave e espécie dominante. Desta forma, o Fluviário de Mora preparou novas atividades (oficinas ambientais) para os diversos ciclos de ensino com esta temática, onde se abordam relações tróficas, simbióticas, redes e sistemas.
Desejamos um bom ano 2019-2020 com um convite a conhecer e a participar nas atividades que propomos neste novo programa pedagógico 2019-2020 do Fluviário de Mora – “Tudo o que vem à rede”.