12 de Fevereiro de 2023
“Simbiose: A Polinização”

Decorre hoje, na Sala de Aula do Fluviário de Mora  a atividade “Simbiose: A Polinização”, alusiva ao Dia de Darwin que se comemora mundialmente a 12 de fevereiro.

Charles Darwin nasceu a 12 de Fevereiro de 1809. A sua vida e obra, da qual resultou a teoria da evolução através da seleção natural, concebida independentemente além de por Charles Darwin, também por Alfred Russel Wallace, teve e tem um profundo impacto na nossa sociedade e o seu contributo para a ciência continua a ser inestimável. 

Recentemente, a simbiose ganhou reconhecimento como um dos processos evolutivos mais importantes que formam a biodiversidade ao longo da história da vida na Terra. Uma relação simbiótica mutualista conduz à evolução biológica da seleção natural. Alguns dos exemplos mais importantes são as relações simbióticas entre micorrizas e plantas e,também, plantas e polinizadores. Sem eles a vida neste planeta seria irreconhecível e, talvez, não viável. Citandoi Lynn Margulis e Dorion Sagan:

“A Vida não tomou conta do planeta através do combate, mas sim através de interligações.”​

“Durante a minha viagem a bordo do navio HMS Beagle, na condição de naturalista, fiquei profundamente impressionado com certos factos relativos à distribuição das populações da América do Sul e com as relações geológicas existentes entre os habitantes do presente e do passado desse continente. Estes factos pareciam-se lançar alguma luz sobre a origem das espécies – esse mistério dos mistérios.” – Charles Darwin

Visite-nos e participe na atividade “Simbiose: A Polinização”. Esperemos que se divirta e que fique a gostar de saber um pouco mais sobre o fascinante mundo natural.

Visite o Fluviário de Mora, onde o rio desagua no sonho!​