Notícias e Destaques
Lampreia-marinha
As lampreias constituem um grupo de peixes ancestrais caracterizados pela ausência de mandíbulas (boca constituída por um disco oral provido de dentes “odontoides”) e barbatanas pares (barbatanas peitorais e barbatanas pélvicas). A Lampreia-marinha é uma espécie migradora anádroma* que completa a fase larvar em água doce, efectuando posteriormente uma migração alimentar para o mar, habitat…
Herpetofauna – Anfíbios
Os Anfíbios abrangem uma grande diversidade de formas e de modos de vida imediatamente associada aos desafios colocados pela sua “vida dupla” (amphi-duplo; bios-vida) quer intrinsecamente ligada aos meios ambientes dulciaquícolas quer aos meios terrestres vizinhos. Os Anfíbios são vertebrados de pele nua e húmida. Atualmente, existem apenas três grandes grupos de Anfíbios: Caudata (possuem…
Herpetofauna – Répteis
Apresentam, normalmente, o corpo e cauda alongados, coberto por escamas de origem epidérmica ou placas dérmicas ossificadas. É na pele que se encontram importantes células como recetores de temperatura, de pressão ou de tato. Uma vez que não conseguem regular a sua temperatura corporal, são mais ativos nos períodos mais quentes do ano e durante…
Macroinvertebrados – Crustáceos
Os Macroinvertebrados aquáticos (grandes invertebrados) constituem uma importante fonte alimentar para os peixes, são valiosos indicadores da degradação ambiental. Encontram-se distribuídos por todos os ambientes aquáticos e apresentam uma grande variedade de formas e ciclos de vida. Um dos principais grupos taxonómicos a viver no meio aquático são os Crustáceos, como o Lagostim-vermelho (Procambarus clarkii),…
Corvina
A corvina é uma espécie migradora que ocorre em zonas costeiras e estuários, é encontrada em toda a coluna de água entre os 15m e os 200m de profundidade. A sua reprodução ocorre de abril a julho, desovando em estuários e lagoas costeiras. Durante esta época os machos produzem um som típico, semelhante a um…
Cabra-cabaço, Ruivo
Esta espécie pode ocorrer numa grande variedade de habitats e temperaturas (8 a 24ºC). Apresenta uma preferência por fundos rochosos entre 30 a 320 metros de profundidade. A sua reprodução ocorre de dezembro a maio. De reprodução pelágica, após a postura, os progenitores não apresentam qualquer tipo de cuidados parentais. Alimenta-se de crustáceos bentónicos, outros…