Notícias e Destaques

Anta Capela scaled

Programa cultural assinala Dia Mundial do Turismo

O Município de Mora, em articulação com a Junta de Freguesia de Pavia, leva a efeito a 27 de setembro, um programa cultural que assinala o Dia Mundial do Turismo. Pretende a autarquia dar destaque ao turismo local, com um evento que se prevê de continuidade e a cada ano desenvolver-se numa freguesia do Concelho,…

Dia Mundial dos Rios

Dia Mundial dos Rios

Todos os dias, o Fluviário de Mora sensibiliza para a importância dos cursos naturais de água doce e dos seus ecossistemas. O Dia Mundial dos Rios é comemorado no último Domingo do mês de Setembro, este ano, no dia 24 de Setembro. Desta forma, aliamo-nos a esta data para voltarmos a despertar a consciência para…

3

Fluviário de Mora | Estrela do Mês de Setembro – O Achigã

O Achigã (Micropterus salmoides) é uma espécie de água doce e, em Portugal, considerada uma espécie exótica e invasora. É uma espécie nativa do leste e centro dos Estado Unidos da América, sudeste do Canadá e norte do México. A sua voracidade é bem conhecida. Os achigãs jovens alimentam-se de pequenos peixes, crustáceos como pulgas-de-água…

Praca da Alegria no Fluviario de Mora scaled

Do Parque Ecológico do Gameiro para o Fluviário de Mora

A visita do Programa da Praça da Alegria da RTP no Concelho de Mora não se ficou pelo Parque Ecológico do Gameiro, desta feita foi o Fluviário de Mora, no dia 30 de agosto, o escolhido para reportagem. Descubra o Fluviário de Mora, em Cabeção, um aquário público dedicado aos ecossistemas de água doce, privilegiando…

Fluviario de Mora 1 scaled

Fluviário de Mora com horário de inverno a partir de 1 de setembro 

A partir de 1 de setembro vigora no Fluviário de Mora o horário de inverno. Com esta alteração, o Fluviário passará a estar em funcionamento das 10h00 às 17h00, de segunda a domingo, até dia 31 de março. Visite o Fluviário de Mora, onde o rio desagua no sonho!

Cagados

Estrela do Mês de Agosto, Os Cágados

Cágados, é um nome genérico que designa as tartarugas semi-aquáticas presentes em cursos de água doce. São répteis de carapaça dura e achatada, cuja anatomia interna resulta da fusão da coluna vertebral e costelas. Exteriormente, a carapaça está revestida por placas ósseas protetoras.  Durante a sua visita ao Fluviário de Mora pode conhecer as duas…