EDUCAÇÃO
Sessões Ambientais
EDUCAÇÃO
Sessões Ambientais
No seguimento de uma visita ao Fluviário de Mora, estas sessões almejam criar um sentido de responsabilidade ambiental e uma melhor compreensão sobre os ecossistemas aquáticos, com conteúdos adaptados aos diferentes ciclos de ensino.
Atividades
No Fluviário de Mora não é permitido pescar, mas esta é uma pescaria diferente. As letras do alfabeto foram aprender a nadar com os peixinhos e talvez até formem um cardume. Se fossem como peixes, os salpicos não iriam faltar. O que será que mais se esconde no rio? Vamos arregaçar as mangas, molhar as mãos e descobrir.
Objetivos Pedagógicos
Proporcionar a interação com diferentes materiais da natureza;
A importância da expressão para um bom entendimento;
Incentivar a oralidade e a imitação da escrita de uma forma lúdica.
Não são apenas os seres humanos que se miram ao espelho. Existem vários animais que o fazem ou aparentam fazê-lo, até mesmo no Fluviário de Mora. Alguns também têm um cuidado especial com a sua aparência. Vamos descobrir se é por vaidade ou necessidade.
Objetivos Pedagógicos
Fomentar o respeito e amor próprio, o gosto de cuidar de si mesmo e, da sua saúde;
Estimular a curiosidade pela natureza e pelo comportamento animal;
Contribuir para o desenvolvimento do respeito de todos os seres vivos.
Também o ser humano faz parte de um reino muito especial, o Reino Animal. A variedade de animais no planeta Terra, vai muito além da forma do corpo e todos eles tiveram de se adaptar ao local onde vivem: florestas, rios, oceano, desertos, montanhas e muito mais, ao longo de milhões de anos, desenvolvendo comportamentos e modos de vida fantásticos. Vamos descobrir com os animais não-humanos
se a sua história será também a história dos seres humanos.
Objetivos Pedagógicos
Introduzir o conceito de biodiversidade;
Proporcionar a descoberta de semelhança das necessidades de adaptação nos animais, humanos e
não-humanos;
Estimular a curiosidade e o respeito pela biodiversidade e diversidade humana.
Os ecossistemas são extremamente dinâmicos, tal como um rio. O equilíbrio dos ecossistemas está dependente também das relações entre predadores e presas. Quando os primeiros limitam a densidade e o comportamento dos segundos, ocorre uma relação indireta extraordinária – uma cascata trófica. Como será que este fenómeno ecológico afeta a estrutura de um ecossistema?
Objetivos Pedagógicos
Estimular o respeito pelas interações diretas e indiretas nos ecossistemas;
O papel do ser humano no equilíbrio e desequilíbrio dos ecossistemas;
Incentivar a defesa da biodiversidade como fator de resiliência num ecossistema.
O plástico está presente na nossa mais pequena ação do quotidiano. Maleável, colorido, leve e quase indestrutível. É fantástico, não é? Nem tanto assim, pois o nosso quotidiano poderá estar a incrementar um grave problema ambiental.
Vamos descobrir se os esforços do combate à poluição por plásticos estão a combater a raiz do problema.
Objetivos Pedagógicos
Contribuir para a compreensão da poluição por plástico;
Promover o pensamento crítico em relação a este problema ambiental;
Sensibilizar para escolhas que podem minorar a poluição e por plástico.
Destinatários: Escolas
Agendamento: 2ª a 6ª, requer marcação prévia
Duração: até 55 minutos
Participantes: 15 a 25/sessão
Preço: Bilhete de entrada + o valor da atividade por participante
Contacte-nos para mais informações sobre preços e condições especiais para grupos
Os preços estão sujeitos a alterações e atualizações