EDUCAÇÃO
Sessões Ambientais
EDUCAÇÃO
Sessões Ambientais
No seguimento de uma visita ao Fluviário de Mora, estas sessões almejam criar um sentido de responsabilidade ambiental e uma melhor compreensão sobre os ecossistemas aquáticos, com conteúdos adaptados aos diferentes ciclos de ensino.
Atividades
No Fluviário de Mora não é permitido pescar, mas esta é uma pescaria diferente. As letras do alfabeto foram aprender a nadar com os peixinhos e talvez até formem um cardume. Se fossem como peixes, os salpicos não iriam faltar. O que será que mais se esconde no rio? Vamos arregaçar as mangas, molhar as mãos e descobrir.
Objetivos Pedagógicos
Proporcionar a interação com diferentes materiais da natureza;
A importância da expressão para um bom entendimento;
Incentivar a oralidade e a imitação da escrita de uma forma lúdica.
Os diversos habitantes do Fluviário de Mora têm preferências por alguns alimentos. Se alguns nos parecem deliciosos, outros nem por isso. Nos peixes, a forma e a posição da boca podem dar pistas sobre a sua alimentação. Com outros animais, é diferente. O que será que o sapo leva para o prato? E o come-tudo do peixe-gato, fará um petisco da sola de um sapato?
Objetivos Pedagógicos
Promover o conhecimento sobre a alimentação em animais não-humanos e diversidade alimentar;
Estimular a curiosidade sobre as relações tróficas na natureza;
Fomentar a compreensão do valor da biodiversidade e sua importância para todos.
As plantas são muito diferentes dos animais e conseguem surpreender-nos. Também as plantas fazem bons amigos entre os animais. Alguns animais são tão amigos que a vida de algumas plantas não seria a mesma sem esses animais e viceversa. É uma relação de amizade com um nome especial – polinização. Descobrir o que é um polinizador e como cuidar de uma planta, pode ser fascinante, divertido e
maravilhosamente diferente.
Objetivos Pedagógicos
Proporcionar a descoberta das interligações entre diferentes seres vivos;
Introduzir o conceito de simbiose e sua importância no funcionamento dos ecossistemas;
Fomentar o respeito pela diversidade de interações na natureza.
Os ecossistemas são extremamente dinâmicos, tal como um rio. O equilíbrio dos ecossistemas está dependente também das relações entre predadores e presas. Quando os primeiros limitam a densidade e o comportamento dos segundos, ocorre uma relação indireta extraordinária – uma cascata trófica. Como será que este fenómeno ecológico afeta a estrutura de um ecossistema?
Objetivos Pedagógicos
Estimular o respeito pelas interações diretas e indiretas nos ecossistemas;
O papel do ser humano no equilíbrio e desequilíbrio dos ecossistemas;
Incentivar a defesa da biodiversidade como fator de resiliência num ecossistema.
Os Peixes dão o mote à universalidade da taxonomia e nomenclatura, com a sua diversidade de características e longa história natural. Desde o seu surgimento há milhões de anos atrás, que os peixes são o grupo de animais que melhor se adaptaram aos ecossistemas aquáticos, mas estes estão a mudar. As alterações que o ser humano está a provocar nesses ecossistemas estão a colocar cada vez
mais espécies de peixes em perigo de extinção. Compreender para agir e reverter esta pressão é urgente.
Objetivos Pedagógicos
Contribuir para a compreensão da história natural dos peixes e sua evolução;
Promover o debate sobre as ameaças que afligem algumas espécies de peixes, em especial dos rios de Portugal;
Incentivar para a conservação da natureza.
Destinatários: Escolas
Agendamento: 2ª a 6ª, requer marcação prévia
Duração: até 55 minutos
Participantes: 15 a 25/sessão
Preço: Bilhete de entrada + o valor da atividade por participante
Contacte-nos para mais informações sobre preços e condições especiais para grupos
Os preços estão sujeitos a alterações e atualizações